Orçamento Doméstico

Quanto vale o seu centavo?

Se você nunca se perguntou quanto vale um centavo para você, quero desafiá-lo a perguntar. Preste atenção em como você lida com o dinheiro no seu cotidiano.

Pessoas que valorizam cada centavo, questionam-se constantemente, ao desembolsar seu dinheiro, se estão fazendo um bom negócio ou se poderiam ter feito melhor, independente do valor em questão. Elas têm o hábito de fazer valer ao máximo cada centavo, seja numa simples compra de supermercado, na aquisição de um carro ou de uma moradia. Na Bíblia, há um versículo que diz: “Quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito.” Lucas 16.10, o que é uma grande verdade.

Contudo, as pessoas que não têm esse hábito, acham aquelas chatas e avarentas, tal julgamento, na maioria das vezes, não condiz com a realidade. Tais pessoas aprenderam a ter esse hábito quando ainda ganhavam pouco. Essa prática ajudou-as a conquistarem, desde muito cedo, alvos estabelecidos e, consequentemente, reforça a prática do hábito que as leva a terem êxito. Em contrapartida, as pessoas que valorizam pouco o dinheiro, literalmente jogam dinheiro fora sem nem se aperceberem disso.

Nas palestras de educação financeira que dou, eu desafio todos a antes de desembolsarem qualquer dinheiro para comprar qualquer coisa, fazerem três perguntas - a primeira pergunta: Eu de fato necessito disso agora? a segunda pergunta: Eu já pesquisei o melhor preço? a terceira pergunta: Já negociei exaustivamente o preço? Caso você esteja num momento de cortar despesas e a resposta para a primeira pergunta for não, encerra o processo aqui. Se for sim, vai para a segunda pergunta e se esta for não, pare e pesquise os preços antes de continuar. A terceira pergunta motiva a negociação.

Claro que há ocasiões em que não se consegue negociar, mas muitas vezes é possível; então, negocie exaustivamente. Esses questionamentos vão gerar o hábito de fazer valer mais cada centavo, independente da conta que se está pagando. Faça o curso: “Faça Valer Cada Centavo”, ele abrange o planejamento orçamentário e como gastar bem o dinheiro.

90 dias para acertar as finanças e decolar

Este livro visa, de forma objetiva e prática, trazer o leitor a entender a importância de valorizar o dinheiro ao gastar, investir, se proteger e de questionar se há alguma dívida que faz sentido ter, além disso, trata a empregabilidade como fator relevante no planejamento financeiro. O livro se diferencia por ter na abordagem um modo de mudar o comportamento em relação a lidar com o dinheiro e propõe um plano de ação de 90 dias para implementar essas mudanças. Por último, o autor elucida princípios Bíblicos que sustentam a mudança de forma salutar, não apenas visando a liberdade financeira, mas antes desta, a libertação financeira para então prosperar verdadeiramente na vida como um todo.

Compre já